terça-feira, 2 de outubro de 2012

3 is a magic number

Amanhã o Henrique completa 4 meses e eu estou bastante curiosa para saber o que esse próximo mês me espera no que se refere às descobertas do meu pequeno.
O terceiro mês foi bárbaro. Definitivamente 3 is a magic number, como já diziam o pessoal do School House Rock. Num passe de mágica o Henrique parou de acordar de madrugada, acabaram-se as cólicas e ele começou a ficar mais acordado e a distribuir sorrisos.
Eu pensei que nunca mais poderia dormir uma noite inteira e isso finalmente está acontecendo. De vez em quando eu tenho até medo de ficar falando muito no assunto para não correr o risco de que isso seja só mais uma fase que vai passar. Sinceramente não sei como eu sobrevivi aos primeiros meses. De uma criança que só dormia ele se transformou (literalmente) num pequeno monstrinho que ou dormia ou chorava. Essas coisas mãe nenhuma conta né? Ou será que contam e eu que nunca prestei atenção? Vai saber... O que eu sei é que agora a promessa que outras mães fazem é "só alegria". Será?
Mas continuando... Impressionante como as crianças fazem coisas sem (necessariamente) ninguém ter ensinado. O Henrique, por exemplo, faz bico quando quer alguma coisa e a gente não faz/dá. Quando chora por manha, o queixo treme (mas não cai uma gota de lágrima). Já quando ele chora de verdade antes dele começar a soluçar (sim soluçar) ele começa com o bico, os olhos enchem de água e ele chora, soluçando. Coisa mais sentida. Quando ele faz côco, ele faz tanta força que fica vermelho pimentão (motivo de boas gargalhadas, minhas, do pai e de outros espectadores). Prefere dormir de bruços e roda o berço inteiro durante a noite. Ele é mais bem humorado logo quando acorda e vai "azedando" durante o decorrer do dia. A noite, antes de dormir, ele arruma uma briga... nessa hora eu e o Thiago chamamos ele carinhosamente de filhote de pitbull. Tudo bem que o Thiago chama ele assim em clara referência a eu ser a pitbull mãe, mas tudo bem.
A cada dia que passa ele cresce mais e fica mais esperto. Já está brincando com seus 2 chocalhos (prefere o de bola) e ontem eu dei para ele o primeiro bichinho de pelúcia, que fez bastante sucesso. No próximo dia 12 de outubro ele vai ganhar mais dois presentes que visam incentivar a coordenação motora e a percepção de mundo dele. Engraçado como eles precisam de tão pouco e a gente fica querendo entupir a criança de coisa. Felizmente meu espírito gastador é super bem treinado e tem me dado pouco trabalho (mas vontade não me falta).
Por falar em espírito gastador, tive que comprar as primeiras roupinhas dele há umas 3 semanas atrás. O guri cresceu tanto que já está usando tamanho G - equivalente a 6-9 meses. Se continuar desse jeito não sei mais o que fazer. Ganhei muitas fraldas M e adivinhem  elas não servem mais. Estou com quase 600 fraldas M aqui em casa.... Já consegui trocar algumas por G e XG e vou agora tentar vender as fraldas por um preço mais em conta para poder comprar as fraldas maiores. Fora as que eu dei de presente e doei. Amigas e amigos, muito obrigada! Devo isso tudo a vocês! :)

Mas como tudo não são flores, com os 4 meses vem também o meu retorno ao trabalho. Verdade seja dita: eu já estava de saco cheio de ficar em casa cuidando de menino. Mas ao mesmo tempo me bate uma dor... só de pensar que daqui pra frente ele vai fazer um monte de coisas diferentes e que eu não serei a primeira a ver... Minha babá que é uma sacana disse que possivelmente a primeira palavra do Henrique não vai ser nem ma-ma e nem pa-pa. Vai ser ba-ba. Pode? Descobri que o que eu não fui ciumenta com namorados eu estou sendo com o Henrique. Fico tentando me lembrar que filho a gente cria pro mundo mas tá sendo um processo complicado. Estou me mantendo em rédea curta porque senão a louca que se apossou do meu corpo quando ele nasceu toma conta e ó... sai de baixo.
Então por agora é só. Deixa eu aproveitar meus momentos de alforria até ele acordar para a última mamadeira do dia.